Tecnica da Pátina Envelhecida
As pátinas são formas de acabamento que visam transformar a aparência original da madeira ou metal, geralmente usadas para envelhecer ou dar aparência de muito uso.
Pátina Envelhecida , esta técnica se presta bem à aplicação em oratórios, imagens sacras - em gesso ou madeira - assim como em moveis, molduras de quadros, porta-retratos e uma grande variedade de objetos de decoração, como pés de abajures, arcas, mesinhas, etc...
Deve ser usada em tom sobre tom para conseguir um resultado de muito efeito e categoria.
Porém a técnica permite as mais variadas combinações de cores e tons.
- Peça a ser texturizada
- . Tinta branco neve diluída conforme recomendação do fabricante, preparada com corantes .
. Corantes azul rei, amarelo, ocre e preto (ou aqueles a gosto)
. Palha de aço ou bombril
. Cera incolor em pasta
. Betume diluído com aguarrás
. 2 (dois) pincéis, um para cada cor de tinta, ou se preferir, 1 único pincel bem lavado após a utilização com uma cor.
. Estopa ou pedaços de malha
. Flanela (opcional)
Obs: Deixe "à mão" e prontos os materiais que serão utilizados, uma vez que esta técnica requer que se aplique a ferramenta com a tinta recém-pintada e ainda molhada !
Esta Técnica utiliza como ferramenta principal a palha de aço ou bombril.
Quanto mais fina for a "boneca" de palha de aço, mas "requintado" será o acabamento.
Quanto mais grossa, mais rústico será.
Enrola-se nas palmas das mãos o bombril até conseguir fazer uma bolinha.
Faça várias bolinhas mais ou menos do mesmo tamanho e com a mesma quantidade de material.
Não há a necessidade de se enrolar com força.
Quanto menor a pressão, mais os fios soltos se encaixam e entram para o interior da "boneca".
Devem ser feitas tantas "bonecas" quantas forem necessárias para a conclusão do serviço, uma vez que a tinta deve estar ainda recente e molhada para se riscar a peça ou a superfície.
ver aqui Patina Estrie / Preparo
Limpar a superfície a ser texturizada
Preparar a tinta que servirá de fundo para a superfície já pronta e pintada de branco.
Esta técnica fica com excelente finalização com fundo bege e acabamento em azul, conforme poderá ser visto nas fotos que virão a seguir.
A cor bege foi obtida pela mistura dos corantes ocre, preto e amarelo, em proporções pequenas de preto ( uma ou duas gotas para "fechar" o ocre e o amarelo).
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